Ictiofauna do rio Engano nos municípios de Irani, Ipumirim e Itá em Santa Catarina, sul do Brasil

Autores

  • Eduardo Cazuni do Amaral Universidade do Contestado
  • Elisete Ana Barp Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p147

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a identificação das espécies integrantes da assembléia de peixes do rio Engano (SC), bem como a determinação dos atributos da ictiofauna (riqueza e diversidade) das espécies. Foram realizadas quatro coletas bimensais com redes de arrasto entre os meses de abril a novembro de 2007 em pontos amostrais distribuídos ao longo das três cidades que o rio percorre, até sua chegada ao Uruguai. Os três pontos amostrais se localizaram nos municípios de Irani, Ipumirim e Itá, onde foi coletado um total de 673 exemplares de peixes, resultando em seis gêneros e 26 espécies identificadas taxonomicamente. A coleção encontra-se sediada em Concórdia (SC) e depositada no laboratório de Zoologia da Universidade do Contestado (UnC) à disposição dos estudantes de graduação e especialização, buscando, desta forma, contribuir para o conhecimento local e preservação da fauna de peixes da região do Alto rio Uruguai.

 

Biografia do Autor

Eduardo Cazuni do Amaral, Universidade do Contestado

Possui graduação em Ciências Biológicas licenciatura e bacharelado pela Universidade do Contestado UnC Campus de Concórdia (2008).

Elisete Ana Barp, Universidade do Contestado

Possui graduação em Ciências Habilitação Biologia pela Universidade do Contestado (1984), Especialização em Biologia Geral pela Universidade do Contestado- Concórdia, SC (1990), Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor da Universidade do Contestado - Concórdia nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Interação Inseto Planta.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves