Spatial distribution of benthic macroorganisms on reef flats at Porto de Galinhas Beach (northeastern Brazil), with special focus on corals and calcified hydroids
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p61Resumo
Distribuição espacial dos macroorganismos bentônicos nos recifes da Praia de Porto de Galinhas (nordeste do Brasil) com atenção especial aos corais e hidróides calcários. Apesar da sua importância ecológica e socioeconômica, os recifes de coral estão sob constante ameaça e requerem práticas de gestão adequadas. Dados sobre a estrutura espacial destes ecossistemas são essenciais para projetos de conservação de boa qualidade nestas áreas. Este estudo objetivou analisar a distribuição espacial dos macroorganismos bentônicos do ambiente recifal da praia de Porto de Galinhas, com enfoque especial nos corais e hidróides calcários. Realizou-se um levantamento da plataforma recifal através de mergulho autônomo, utilizando-se transectos em linha de 10m de comprimento. Grandes regiões cobertas por algas foram verificadas, totalizando 53% das observações. Os zoantídeos compreendem o segundo grupo mais representativo (11%). Um total de 173 colônias de corais e hidróides calcários foi observado sendo que 40% destas colônias estavam total ou parcialmente branqueadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY