Avaliação de métodos para superação de dormência na germinação de Ormosia arborea (Vell.) Harms
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p25Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes métodos de quebra de dormência e da luminosidade na germinação de Ormosia arborea. Foram utilizados oito tratamentos de quebra de dormência: embebição em água por 72 horas; escarificação química com ácido sulfúrico 100% ; escarificação mecânica + embebição por 24 horas e um grupo controle, sendo que, cada um destes tratamentos foi realizado com fotoperíodo de 12 horas e com fotoperíodo de 0 horas. As sementes foram submetidas aos tratamentos de luminosidade durante o período do teste de germinação, em duas câmaras de germinação do tipo B.O.D. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Não foram verificadas interações significativas entre os tratamentos. Maiores percentagens de germinação foram observadas nos tratamentos com escarificação química. Tanto as sementes submetidas ao tratamento de fotoperíodo de 12 horas quanto as sementes submetidas a zero horas de fotoperíodo, germinaram; entretanto, as sementes do tratamento sem luz apresentaram velocidade de germinação e percentagem de germinação menor que as sementes colocadas para germinar na presença de fotoperíodo. Concluiu-se que as sementes de Ormosia arborea apresentam maiores percentuais de germinação quando submetidas à escarificação química em condições de luminosidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY