Influência de técnicas de enriquecimento ambiental no aumento do bem-estar de Callithrix penicillata (E. Geoffroy, 1812) (Primates: Callitrichidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p83Abstract
Este estudo aplicou técnicas de enriquecimento ambiental em um grupo cativo de Callithrix penicillata (saguis-de-tufos-pretos) com o objetivo de aumentar o bem-estar desses animais. O enriquecimento foi realizado com seis animais, três machos e três fêmeas, do Zoológico do Parque Municipal do Sabiá (Uberlândia, MG, Brasil). Os dados foram coletados em três fases, pré-enriquecimento, enriquecimento e pós-enriquecimento, cada uma com 40h de observações quantitativas. Foram utilizados dois modelos de enriquecimento sensorial e quatro modelos de enriquecimento alimentar. A resposta comportamental ao enriquecimento foi positiva. Foi observado aumento em alguns comportamentos, como exploratórios, de forrageio, sociais e territoriais, ao passo que outros diminuíram como os estereótipos (indicativos de estresse). Durante e após o enriquecimento houve exibição de comportamentos antes não expressos, principalmente os relacionados à reprodução e socialização. As mudanças comportamentais observadas indicam que o enriquecimento promoveu uma melhora na qualidade de vida dos animais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

