Screening multivariado entre acessos e cultivares de feijão do grupo preto para utilização em blocos de cruzamento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p95Resumo
A estatística multivariada, através de medidas de dissimilaridade, vem auxiliando melhoristas de plantas na identificação de genótipos contrastantes utilizados na obtenção de populações segregantes de maior variabilidade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a dissimilaridade entre 38 acessos de feijão do grupo preto, por meio de técnicas multivariadas e selecionar genitores para compor blocos de cruzamentos. A partir das distâncias Euclidianas entre os acessos, realizou-se o agrupamento pelo método hierárquico de Ward, o qual permitiu classificar os acessos em grupos divergentes, sendo posteriormente comparados através de contrastes multivariados. Com a utilização dos escores das três primeiras variáveis canônicas foi possível a formação de seis grupos distintos que corroboram e se assemelham à análise por métodos aglomerativos. Os resultados revelaram variabilidade entre os acessos estudados, onde a análise multivariada pode adicionar informações à variação conjunta de variáveis respostas, sendo eficiente na determinação de divergência entre tais acessos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY