Screening multivariado entre acessos e cultivares de feijão do grupo preto para utilização em blocos de cruzamento

Autores

  • Diego Stähelin UDESC
  • Giseli Valentini UDESC
  • Luciano Rogério Braatz de Andrade UDESC
  • Mario Alvaro Aloisio Veríssimo UDESC
  • Juliano Garcia Bertoldo UFSC
  • Altamir Frederico Guidolin UDESC
  • Jefferson Luis Meirelles Coimbra UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p95

Resumo

A estatística multivariada, através de medidas de dissimilaridade, vem auxiliando melhoristas de plantas na identificação de genótipos contrastantes utilizados na obtenção de populações segregantes de maior variabilidade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a dissimilaridade entre 38 acessos de feijão do grupo preto, por meio de técnicas multivariadas e selecionar genitores para compor blocos de cruzamentos. A partir das distâncias Euclidianas entre os acessos, realizou-se o agrupamento pelo método hierárquico de Ward, o qual permitiu classificar os acessos em grupos divergentes, sendo posteriormente comparados através de contrastes multivariados. Com a utilização dos escores das três primeiras variáveis canônicas foi possível a formação de seis grupos distintos que corroboram e se assemelham à análise por métodos aglomerativos. Os resultados revelaram variabilidade entre os acessos estudados, onde a análise multivariada pode adicionar informações à variação conjunta de variáveis respostas, sendo eficiente na determinação de divergência entre tais acessos.

Biografia do Autor

Diego Stähelin, UDESC

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2010) atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade do Estado de Santa Catarina. No período entre 2006 e 2009 foi bolsista de pesquisa na área de Genética e Melhoramento de plantas, atuando junto ao Instituto de Melhoramento e Genética Molecular da Universidade do Estado de Santa Catarina (IMEGEM-UDESC) onde foi responsável pela manutenção, conservação e avaliação do Banco Ativo de Germoplasma de Feijão, cultura esta a principal responsável pelas pesquisas do Instituto.

Giseli Valentini, UDESC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Atualmente mestranda do curso de Pós-Graduação em Produção Vegetal (Bolsista CAPES) na Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Agroveterinárias. Tem experiência em Genética e Melhoramento de plantas, atuando principalmente na área de Melhoramento do feijão, com enfoque no estudo genético da Murcha de Curtobacterium.

Luciano Rogério Braatz de Andrade, UDESC

Estudante do curso de agronomia do CAV/UDESC, bolsista de iniciação científica do Instituto de Melhoramento e Genética Molecular (Imegem). Atua principalmente na área de melhoramento genético de feijão e Banco Ativo de Germoplasma de feijão.

Mario Alvaro Aloisio Veríssimo, UDESC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento Vegetal.

Juliano Garcia Bertoldo, UFSC

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Regional de Blumenau (2002), especialização em Biotecnologia pela Universidade do Planalto Catarinense (2005) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é doutorando em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como professor durante três anos e meio. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, Experimentação Agrícola e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento clássico de feijão, estatística aplicada ao melhoramento (genética quantitativa, componentes de variância, modelos lineares mistos, interação genótipo x ambiente), experimentação agrícola (delineamentos, planejamento, condução e análise de experimentos à campo), aplicativos estatísticos (SAS, GENES, SELEGEN, GQMOL, entre outros) e genética molecular.

Altamir Frederico Guidolin, UDESC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Fitomelhoramento pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência em Genética e marcadores moleculares, com ênfase em Melhoramento de vegetal, atuando nos seguintes temas: marcadores moleculares, Melhoramento genético de Feijão e Banco de germoplasma. O Professor Altamir Frederico Guidolin é o Idealizador e Coordenador do Laboratório de Análises Genéticas - DNA UDESC (O Laboratório DNA UDESC realiza cerca de 1500 testes de paternidade humana por ano, em atendimento ao convênio 36-2007 com o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, UDESC, Ministério Publico, entre outras instituições de SC). O Professor Altamir Frederico Guidolin é autor da proposta de coleta de material genético em audiência, em processos que envolvam questões de determinação de paternidade, que de forma inovadora acelera os processos judiciais, diminui custos e aumenta a segurança dos processos (Maiores informações podem ser obtidos no site http://cgj.tj.sc.gov.br/dna/index.htm e http://cgj.tj.sc.gov.br/dna/docs/proposta_original.pdf).

Jefferson Luis Meirelles Coimbra, UDESC

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996), mestrado em Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Lages, onde leciona as disciplinas de Melhoramento vegetal, tanto na graduação quanto na pós-graduação e de Modelos biométricos aplicados a Agronomia e ao Melhoramento Vegetal, em nível de Pós-Graduação (Strict Sensu). Foi Coordenador do Curso de Pós Graduação em Produção Vegetal em 2009 (Conceito 4). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento clássico de feijão e de arroz híbrido (sistemas duas e três linhas); mutação; marcadores moleculares (Qtls); interação genótipo x ambiente; genética quantitativa, componentes de variância, modelos lineares mistos e expressão e herança de genes.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos