Florística e fitossociologia em um trecho de restinga no Litoral Norte do Estado da Bahia

Autores

  • Christiano Marcelino Menezes Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA/ICB), Universidade Católica do Salvador (UCSal)
  • Flávia Delgado Santana Programa de Pós-Graduação Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Universidade Estadual de Santana Cruz (UESC)
  • Vinicius Sancho Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Salvador-BA
  • Vanessa Iris Silva Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA/ICB), Universidade Católica do Salvador (UCSal)
  • Dorothy Sue Araújo Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ), Rio de Janeiro- RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n1p31

Resumo

As restingas são ambientes geologicamente recentes e as espécies que as habitam são típicas de ecossistemas adjacentes como as Florestas Ombrófilas, as Matas de Tabuleiro e a Caatinga, sendo este, o aspecto mais importante na sua composição de espécies, que é composta por diversas formas biológicas, tais como árvores, arbustos, herbáceas eretas e reptantes. O estudo foi realizado no Município de Mata de São João na vila de Praia do Forte, localizada ao longo do Litoral Norte do Estado da Bahia. Com o objetivo de avaliar se há existência de diferentes comunidades vegetais em um trecho de restinga, foram locadas quatro transecções de 200m com cinco unidades amostrais de 100m2 cada. Ao final do estudo foram amostrados 1.640 indivíduos distribuídos em 68 espécies. Os dados florísticos e fitossociológicos associados à análise de Cluster apontam a existência de duas comunidades vegetais distintas, sendo elas uma Mata de Restinga (Transecções 3 e 4) e uma Restinga em Moitas (Transecções 1 e 2). Uma elevada diversidade de espécies foi detectada nas transecções 1 e 2 (H’ = 3,882) e 3 e 4 (H’ =3,835), além de uma diferença significativa na composição das espécies entre elas (p < 0,001). As famílias mais representativas em número de espécies foram: Myrtaceae, Rubiaceae e Malpighiaceae.

Biografia do Autor

Christiano Marcelino Menezes, Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA/ICB), Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Flávia Delgado Santana, Programa de Pós-Graduação Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Universidade Estadual de Santana Cruz (UESC)

Vinicius Sancho Silva, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Salvador-BA

Vanessa Iris Silva, Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA/ICB), Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Dorothy Sue Araújo, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ), Rio de Janeiro- RJ

Downloads

Publicado

2011-11-14

Edição

Seção

Artigos