Morfologia das domácias foliares de Miconia sellowiana Naudin (Melastomataceae)

Autores

  • Letícia Larcher Universidade Federal do Paraná
  • Maria Regina Torres Boeger Universidade Federal do Paraná
  • Alline Flores Brito
  • Renato Goldenberg Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n1p1

Resumo

Domácias são cavidades encontradas na superfície foliar que proporcionam condições físicas para a existência de artrópodes, caracterizando uma relação mutualística. Apesar da importância ecológica das domácias, poucos estudos descrevem sua estrutura e relação com o ambiente. Miconia sellowiana apresenta domácias na face abaxial da folha e estudos prévios sobre essa espécie, oriundas de duas fitofisionomias, indicaram a influência  dos fatores ambientais sobre a morfologia foliar. Assim, esse estudo analisou comparativamente a morfologia das domácias foliares de M. sellowiana e a influência dos fatores ambientais nestas estruturas. Folhas provenientes da Estepe-gramíneo-lenhosa e da Floresta Ombrófila Mista foram coletadas para a análise da espessura e a área das domácias, assim como a área, a massa seca e a espessura do limbo. As folhas de M. sellowiana apresentaram apenas um tipo de domácia, na face abaxial e basal da folha, com uma estrutura anatômica mais simples do que a lâmina foliar na qual estão localizadas, com ausência de estômatos e de mesofilo dorsiventral, sugerindo que a capacidade fotossintética das domácias é menor que a da lâmina foliar. A variação morfológica nas domácias entre as duas áreas/regiões ocorreu apenas no tamanho, representado pela maior área nas folhas da Estepe Gramíneo Lenhosa, indicando a influência dos fatores ambientais na seleção dos ácaros hospedeiros.

Biografia do Autor

Letícia Larcher, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2006) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é colaboradora do Laboratório de Morfologia e Ecologia Funcional na mesma universidade. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia funcional e anatomia ecológica.

Maria Regina Torres Boeger, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1982), Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Idaho State University (1988) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000). Em 2001, realizou o Pós-Doutorado na Idaho State University, USA. Atualmente é Professora Adjunto IV, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Paraná. Atua como orientadora nos Programas de Ecologia e Conservação (Mestrado e Doutorado) e Botânica (Mestrado). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase nas estratégias morfológicas das plantas com relação aos fatores ambientais.

Alline Flores Brito

Renato Goldenberg, Universidade Federal do Paraná

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado no New York Botanical Garden (2007). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Paraná e bolsista produtividade, nível 1D, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Melastomataceae, Taxonomia, Paraná, Fitogeografia e Miconia.

Downloads

Publicado

2011-10-08

Edição

Seção

Artigos