Pediculectomia para o tratamento de discopatia toracolombar.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p103Resumo
A discopatia toracolombar é uma afecção compressiva da coluna espinhal provocada pela herniação do núcleo pulposo do disco intervertebral. Cursa com sinais brandos de dor a quadros severos de paralisia dos membros pélvicos. O tratamento instituído depende do local e da gravidade das compressões, neste ponto, objetiva-se com este trabalho relatar o caso de uma cadela sem raça definida, sete anos, com quadro de paresia dos membros pélvicos que após diagnóstico de discopatia toracolombar dorsolateral esquerda, foi submetida à pediculectomia para descompressão medular. Realizou-se também a fenestração dos discos da região para evitar recidivas. A pediculectomia consiste na criação de um “slot” na região lateral das vértebras preservando as facetas articulares. Após 30 dias de pós-operatório a paciente voltou a deambular normalmente. Comparativamente com outras técnicas, a pediculectomia, mostrou-se ser uma boa opção cirúrgica, pois, além da descompressão, propicia a retirada do material extrusado dentro do canal medular e provoca menor instabilidade, diminuindo assim os riscos de luxações vertebrais e permite ainda a fenestração dos discos pelo mesmo acesso cirúrgico. Conclui-se que a pediculectomia pode ser usada na descompressão de discopatias toracolombares dorsolaterais com vantagens quando comparada a outras técnicas cirúrgicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY