Variação espaço-temporal e efeito do ciclo lunar na ictiofauna estuarina: evidências para o estuário do Rio Joanes – Bahia

Autores

  • José Amorim Reis-Filho Universidade Federal da Bahia
  • Lauro Diógenes Cavalcante Nunes
  • Bruno Lima de Menezes Universidade Católica de Salvador
  • Gabriel Barros Gonçalves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p111

Resumo

Dados de abundância, biomassa, comprimento, riqueza, diversidade e equitatibilidade da ictiofauna estuarina do Rio Joanes foram obtidos para investigar o efeito do ciclo lunar e da variação espaço-temporal na ictiofauna. Foram capturados 1.497 peixes, pesando 7.760g, pertencentes a 48 espécies de 22 famílias. As análises de comunidade indicaram não haver diferença significativa avaliando o efeito da lua, contudo, a lua minguante foi responsável por maiores capturas. A composição e estrutura da comunidade variaram com o tipo de sedimento e vegetação de manguezal, onde maior número de espécies e maior número de indivíduos preferiram sedimento lamoso em áreas com vegetação marginal preservada. Agrupamentos baseados nos dados de abundância não seguiram variações temporais de longo período, porém peixes com nichos similares em relação ao uso do habitat preferiram determinadas áreas de acordo com o tipo de sedimento.

Biografia do Autor

José Amorim Reis-Filho, Universidade Federal da Bahia

Atualmente é Bolsista CAPES de Pós Graduação e pesquisa sobre a ictiofauna estuarina com enfâse em variações espaço-temporais e indicadores de perda de habitat para os peixes. Projetos desenvolvidos junto ao Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Laboratório de Ictiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Concluiu o curso de Licenciatura em Ciência Biológicas pela Universidade Católica do Salvador em 2008. Possui experiência em diagnósticos e monitoramentos de assembleias de peixes estuarinos. Membro da Socieade Brasileira de Ictioloigia desde 2006. Atua na área de consulturia ambiental realizando diagnósticos, monitoramentos e promoção de cursos com foco em ecossistemas aquáticos.

Bruno Lima de Menezes, Universidade Católica de Salvador

Tem experiência na área de Zoologia, principalmente em monitoramento ambiental. Já trabalhou no monitoramento da implantação do gasoduto de Manatí.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos