Morfologia do pericárdio do sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n1p131Resumo
Embora muitas das enfermidades que acometem os saguis já tenham sido descritas, ainda existe uma carência de informações de cunho anatômico deles. Nesse aspecto, objetivou-se descrever a morfologia histológica e ultraestrutural do pericárdio do sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata) utilizando quatro espécimes adultos, procedentes de um criadouro de animais selvagens, que vieram a óbito por causas naturais. Inicialmente, realizou-se a dissecação para exposição e retirada do pericárdio em todos os primatas, o qual foi posteriormente remetido para processamento tanto para microscopia eletrônica de varredura como para microscopia óptica, com coloração de hematoxilina/eosina (HE) e tricrômio de Masson. Isso resultou na observação de uma camada única de células epiteliais, denominada de mesotélio, e a presença de prolongamentos celulares e poros. Pôde-se, então, concluir que o pericárdio do sagui-de-tufo-preto apresenta características microscópicas e ultraestruturais muito similares ao rato, camundongo e hamster dourado. Possui, entretanto, prolongamentos celulares ao invés de microvilosidades já descritas em outras espécies animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY