Análise de crescimento de dois cultivares de Brachiaria brizantha (A. Rich.) Stapf. (Poaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n1p17Resumo
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de estudar o crescimento e a produção primária de dois cultivares de Brachiaria brizantha através da análise de crescimento. O experimento foi realizado em casa de vegetação na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Campus de Jaboticabal da Unesp. Foram avaliadas as cultivares Marandu e Piatã a cada sete dias de crescimento durante dez semanas. Em cada avaliação, foram mensuradas a matéria seca total (MST) e a área foliar para estimar o índice de área foliar (IAF). Os dados de IAF e MST foram ajustados às equações e submetidos ao teste de significância para regressões. A partir das equações ajustadas foram obtidos os índices fisiológicos: taxa de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa de assimilação liquida (TAL) e razão da área foliar (RAF). A cultivar Piatã apresentou maior produção primária e maior eficiência no acúmulo de fotoassimilados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY