Efeito da massagem do úbere ao final da ordenha no leite residual e na ocorrência de mastite em vacas leiteiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n1p129Resumo
O leite residual (LR) pós-ordenha é um importante fator predisponente de mastite. Neste estudo foi testada a hipótese de que a massagem do úbere ao final da ordenha pode reduzir o LR e a incidência de mastite. Para tanto foram realizados dois experimentos, o experimento 1 foi realizado numa fazenda experimental com 10 vacas (6.200kg/lactação) e o experimento 2 em fazenda comercial com 52 vacas (4.480kg/lactação). Em ambos os experimentos as vacas foram pareadas por número de partos, estágio de lactação e produtividade e aleatoriamente destinadas a um dos tratamentos: com massagem ou sem massagem do úbere, em duas etapas num desenho “cross-over”. A produção de leite individual de cada vaca foi medida. O leite residual foi coletado e medido 2min após aplicação de ocitocina intravenosa. Foi usado o Califórnia Mastite Teste (CMT) para detectar mastite subclínica. Em ambos os experimentos a massagem não teve efeito na produção de leite (experimento 1, p > 0,41, n = 10; e experimento 2, p > 0,46, n = 12), nem no LR (experimento 1, 1,78 ± 0,45kg, n = 10; experimento 2, 2,42 ± 0,32kg, n = 12), e nem na incidência de mastite (experimento 2, qui-quadrado, p > 0,68, n = 26). Concluiu-se que, nas condições do experimento, a massagem no úbere não teve efeito no LR e nem na incidência de mastite.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY