Comportamento de vacas leiteiras submetidas a um manejo aversivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n1p135Resumo
Em pequenas propriedades leiteiras, devido à falta de instalações adequadas para o manejo, as vacas podem ser contidas e submetidas à inspeção ou tratamento veterinário no seu ambiente de ordenha, o que, por sua vez, pode influenciar o comportamento dos animais, perturbando a rotina de manejo. Sete vacas leiteiras, mantidas em sistema intensivo de pastoreio rotativo e ordenhadas duas vezes por dia por dois manejadores, foram expostas a um minucioso exame clínico, durante três dias consecutivos. Dados comportamentais antes e depois do procedimento foram analisados através de uma análise de variância. O comportamento das vacas durante o procedimento indicou forte aversividade. O tratamento não influenciou a distância de fuga mantida em relação ao veterinário ou a uma pessoa desconhecida pelas vacas, avaliadas antes e após o procedimento veterinário (veterinário: antes = 1,2±0,1; após 0,8±0,2; desconhecido: 1,0±0,2 após 1,2±0,2; p=0,3), nem o número de interações agonísticas no grupo, observadas antes (7,1±2) e após (11,5±3) o procedimento (p=0,3), ou um escore de reatividade atribuído a cada animal (p=0,2). Estes resultados não permitem concluir que a aplicação repetida e inevitável de procedimentos veterinários no ambiente da ordenha influencia o comportamento das vacas durante a ordenha ou a sua reatividade ao homem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY