Dois casos de leucismo em quero-quero Vanellus chilensis (Molina, 1782) no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n1p161Resumo
Apresentamos registros de dois indivíduos leucísticos de quero-quero Vanellus chilensis obtidos na área rural do município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e no Jardim Botânico de Curitiba, Paraná, sul do Brasil. Ambos os indivíduos apresentavam aberrações cromáticas na plumagem da cabeça, repetindo um possível padrão para quero-queros, já relatado para algumas outras espécies. Estes se tratam do segundo e terceiro registros de plumagem aberrante para a espécie. Assemelham-se ao primeiro, obtido no Pantanal. Poucos estudos mencionam a ocorrência de plumagens aberrantes observadas na natureza, dificultando a detecção de padrões e conclusões acerca das possíveis causas e efeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY