Borboletas frugívoras da Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p139Resumo
As borboletas frugívoras são utilizadas em estudos ecológicos comparativos seguindo protocolos de amostragem padronizados, pois são facilmente coletadas por armadilhas com iscas de atração alimentar. Tal característica, aliada ao fato de suas populações responderem frente a variações no hábitat, as tornam boas indicadoras biológicas. Este estudo objetivou elaborar uma lista de espécies e apresentar características ecológicas e morfológicas das borboletas frugívoras encontradas em áreas de Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina, auxiliando no conhecimento deste grupo de borboletas para a região. Foram realizadas seis campanhas ao longo de um ano (novembro de 2009 a agosto de 2010), utilizando-se 25 armadilhas de atração em cada uma, que permaneceram ativas durante dez dias e foram revisadas a cada dois dias para reposição de isca e coleta dos indivíduos. Foram capturados 331 indivíduos de 20 espécies, pertencentes a três subfamílias: Biblidinae, Charaxinae e Satyrinae. O estudo acrescentou onze novas espécies à lista já existente para a Mata Atlântica de Santa Catarina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY