Pentatomídeos associados a cultivos de girassol no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e ação de Euschistus heros (Fabricius, 1791) (Hemiptera: Pentatomidae) em aquênios

Autores

  • Rafael Tissot Frota Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Régis Sivori Silva dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Resumo

O presente estudo teve por objetivos levantar a fauna de percevejos em cultivos de girassol no noroeste do Rio Grande do Sul e estimar os danos causados por Euschistus heros (Fabricius, 1794) nos estágios R6 e R8. Para o levantamento das espécies de percevejo, foram vistoriadas dez lavouras de girassol, coletando-se todos os indivíduos e identificando o local de alimentação. O estudo para determinação dos danos foi realizado com gaiolas de tule que cobriam, individualmente, cada capítulo entre a floração e a colheita. Os capítulos foram infestados com E. heros nos níveis de um, dois e quatro insetos/capítulo mais testemunha (sem percevejos) nos estádios R6 e R8. Além de E. heros (47,67%), foram encontradas as espécies, Dichelops furcatus (Fabricius, 1775) (44,18%), Piezodorus guildinii (Westwood, 1837) (4,65%) e Edessa meditabunda (Fabricius, 1794) (3,48%). Com relação a E. heros, não se constatou diferenças significativas nos seguintes componentes de rendimento, com até quatro percevejos/capítulo: peso de 1000 aquênios, poder germinativo, teor de óleo e de proteína, nos estádios R6 e R8. O teste de tetrazólio indicou alimentação nos aquênios.

Biografia do Autor

Régis Sivori Silva dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Possui Graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos