Interação parasito-hospedeiro entre ectoparasitos (Ixodida & Siphonaptera) e gambás Didelphis aurita Wied-Neuwied, 1826 (Mammalia: Didelphimorphia), no continente e em ilhas do litoral de Santa Catarina, Sul do Brasil

Autores

  • Carlos Henrique Salvador de Oliveira Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Carvalho-Pinto Departamento Imunologia e Parasitologia/CCB/UFSC
  • Raimundo Wilson de Carvalho Departamento de Entomologia, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ
  • Maurício E. Graipel Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo C. Simões-Lopes Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este é o primeiro estudo sobre a interação ecológica entre carrapatos, pulgas e marsupiais do gênero Didelphis e o segundo sobre o tema com mamíferos em Santa Catarina. Foram amostradas populações de Didelphis aurita de três ilhas costeiras e uma no continente. As pulgas Leptopsylla segnis e Xenopsylla cheopis, e os carrapatos Amblyomma cajennense, A. aureolatum e Ixodes loricatus constituem novos registros para o estado, sendo L. segnis novo registro para Didelphis. A riqueza de ectoparasitos variou entre duas espécies na Ilha do Arvoredo (IA) e quatro na Ilha de Santa Catarina. A prevalência de ectoparasitos nos hospedeiros variou entre 14,3 % (IA) e 100% (nas demais populações) e a infestação média, variou entre 0,4 (IA) e 128 (Ilha de Ratones Grande) ectoparasitos por hospedeiro. Apesar da baixa riqueza de ectoparasitos, o grau de infestação em D. aurita foi elevado em relação aos mamíferos brasileiros, não sendo encontrada nenhuma relação com densidade populacional e riqueza da fauna de hospedeiros em potencial. Interpretações mais seguras dependem, por exemplo, do histórico de colonização e extinção da fauna de cada local. Porém, o estudo contribui com novos registros e corrobora a idéia de que a interação ecológica parasito-hospedeiro pode ser ampla e complexa.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Salvador de Oliveira, Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é doutorando em Ecologia pela UFRJ.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Carvalho-Pinto, Departamento Imunologia e Parasitologia/CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Raimundo Wilson de Carvalho, Departamento de Entomologia, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é médico veterinário da Fundação Oswaldo Cruz.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maurício E. Graipel, Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo C. Simões-Lopes, Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação: Licenciado em Ciências Biológicas - Habilitação em Biologia - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado III do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina e orientador em Pós-graduação nos Programas de Ecologia (UFSC) e Zoologia da Universidade Federal do Paraná. É Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos