Riqueza de aves em cinco fragmentos de Floresta Atlântica na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Brasil.

Autores

  • Gilmar Beserra de Farias Universidade Federal de Pernambuco; 2Observadores de Aves de Pernambuco - OAP
  • Ângelo Giuseppe Chaves Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Carolina Borges Lins e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Na Região Nordeste do Brasil, diversos fragmentos relativamente conservados de Mata Atlântica encontram-se em propriedades particulares em áreas pertencentes a usinas de cana-de-açúcar, sobretudo nos Estados de Alagoas e Pernambuco. A Usina São José (USJ), em Igarassu (PE), possui 106 fragmentos de fl orestas que totalizam uma área de 6.660ha. O objetivo deste trabalho foi determinar a riqueza de espécies em cinco fragmentos florestais de propriedade da USJ. Em cinco fragmentos de mata, foram realizadas 77 horas de observação e gravação das vocalizações das aves, utilizando-se, respectivamente, binóculo e gravador equipado com microfone unidirecional. Foram registradas 184 espécies, entre elas, 15 ameaçadas de extinção, como: Cercomacra laeta sabinoi, Pyriglena leuconota pernambucensis e Myrmeciza rufi cauda soror. Algumas espécies observadas e coletadas para esta região na década de 1940 como Ramphastos vitellinus, Pteroglossus aracari e Lipaugus vociferans não foram observadas durante o período de estudo.

Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco; 2Observadores de Aves de Pernambuco - OAP

Possui Graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Especialização em ensino de Ciências e Biologia, e Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ângelo Giuseppe Chaves Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Doutorado em Ciência do Solo (com pesquisa em Etnoecologia/Etnopedologia) na Univeridade Técnica de Lisboa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Carolina Borges Lins e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado em Ecologia (Msc Advanced Course In Ecology) pela University of Durham e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco desde 2000, no Departamento de Biologia, Área de Ecologia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos