Florística e estrutura comunitária de restinga herbácea no município de Araranguá, Santa Catarina
Resumo
Estudou-se a composição florística e a estrutura comunitária da restinga herbácea na localidade de Ilhas, Araranguá, Santa Catarina. Para a florística utilizou-se o método expedito por caminhamento e para a fitossociologiao método de parcelas em seis locais de amostragem com distância aproximada de 600m entre si, sendo traçadas em cada local cinco parcelas de 4m², totalizando 30 parcelas (120m²). A cobertura de cada espécie foi estimada pela escala de Causton. Foram registradas 60 espécies distribuídas entre 30 famílias. Asteraceae foi a de maior riqueza específica (11), seguida por Poaceae (nove). As espécies com maiores valores de importância foram
Juncus acutus L., Andropogon arenarius Hack. e Hydrocotyle bonariensis Lam. A diversidade específica e equabilidade foram 3,25 nats e 0,60, respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Alecsandro Schardosim Klein, Vanilde Citadini-Zanette, Robson Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY