Florística e estrutura comunitária de restinga herbácea no município de Araranguá, Santa Catarina

Autores

  • Alecsandro Schardosim Klein Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI), UNESC
  • Vanilde Citadini-Zanette Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI), UNESC
  • Robson Santos Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI), UNESC

Resumo

Estudou-se a composição florística e a estrutura comunitária da restinga herbácea na localidade de Ilhas, Araranguá, Santa Catarina. Para a florística utilizou-se o método expedito por caminhamento e para a fitossociologia
o método de parcelas em seis locais de amostragem com distância aproximada de 600m entre si, sendo traçadas em cada local cinco parcelas de 4m², totalizando 30 parcelas (120m²). A cobertura de cada espécie foi estimada pela escala de Causton. Foram registradas 60 espécies distribuídas entre 30 famílias. Asteraceae foi a de maior riqueza específica (11), seguida por Poaceae (nove). As espécies com maiores valores de importância foram
Juncus acutus L., Andropogon arenarius Hack. e Hydrocotyle bonariensis Lam. A diversidade específica e equabilidade foram 3,25 nats e 0,60, respectivamente.

Biografia do Autor

Alecsandro Schardosim Klein, Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI), UNESC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense  e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mais informações no Currículo Lattes.

Vanilde Citadini-Zanette, Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI), UNESC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Doutorado com ênfase em Produtos Florestais não Madeiráveis na Royal Roads University, Victória, Canadá. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mais informações no Currículo Lattes.

Robson Santos, Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI), UNESC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Graduação em Química Industrial pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos