Avaliação do potencial facilitador de Eucalyptus sp. na restinga da Praia da Joaquina, Ilha de Santa Catarina, SC

Autores

  • Mariela Figueredo Simões-Jesus Centro de Ciências Biológicas, UFSC
  • Tânia Tarabini Castellani Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Resumo

Nos últimos 16 anos, foi verificado o estabelecimento de espécies arbustivas e arbóreas sob moitas da exótica Eucalyptus sp. em setores de dunas internas adjacentes à duna frontal da Praia da Joaquina. Diante disto, o presente estudo comparou áreas de moitas de Eucalyptus sp., cujas alturas não ultrapassavam 5m, e áreas sem esta espécie, para avaliar o potencial de facilitação destas moitas em relação às espécies arbustivas e arbóreas da restinga em uma comunidade de duna predominantemente herbácea/subarbustiva. Foi levantado um total de 266 indivíduos pertencentes a 11 espécies, sendo 208 nos sub-bosques de Eucalyptus sp. e 58 nas áreas-controle (entre moitas). Foram mapeadas 22 moitas. Nestas ocorreram 11 espécies e nas áreas-controle 6. As plantas tiveram altura e diâmetro do caule medidos, mostrando médias maiores no sub-bosque. A espécie mais abundante foi Dodonaea viscosa (107 indivíduos), que mostrou ocorrência similar nas duas áreas. As demais espécies, entre estas Clusia criuva, Myrsine parvifolia, Myrsine sp., Eugenia catharinae, Guapira opposita e Vitex megapotamica, ocorreram mais nos sub-bosques das moitas, sendo que 5 só foram encontradas sob Eucalyptus sp. Quatro espécies floresceram e frutificaram nos sub-bosques. As maiores abundância e diversidade de plantas nas moitas reforçam a hipótese de que Eucalyptus sp. facilitou seus estabelecimentos.

Biografia do Autor

Mariela Figueredo Simões-Jesus, Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é aluna de Mestrado do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tânia Tarabini Castellani, Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Possui Graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina, Revisor de periódico da Acta Botanica Brasilica, Revisor de periódico da Biotemas (UFSC), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Entomologia, Revisor de periódico da Atlântica e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Botânica.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos