Caracterização anatômica da lâmina foliar de populações de Bromus auleticus Trin. Ex Nees (Poaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n3p23Resumo
Este trabalho teve como objetivo caracterizar anatomicamente a lâmina foliar de oito populações de Bromus auleticus coletadas no Rio Grande do Sul e denominadas de A5, A6, A7, A8, A17, A23, A26 e A27. Folhas totalmente expandidas foram coletadas de plantas em estádio vegetativo, seccionadas e coradas com fucsina e azul de Alcian. Verificou-se em todas as populações a presença de epiderme uniestratificada, com cutícula lisa e delgada em ambas as faces, tricomas curtos, feixes vasculares de três tamanhos e células com parede lignificada junto aos feixes e no bordo foliar. O número de células buliformes varia de três a cinco, com exceção da população A26, com cinco a oito células. Três populações possuem tricomas longos (A6, A23, A27) e clorênquima em paliçada (A6, A7, A26), cinco exibem sulcos na superfície foliar (A8, A17, A23, A26, A27) e clorênquima homogêneo (A5, A8, A17, A23, A27), duas apresentam amplos espaços intercelulares no mesofi lo (A7, A17) e duas, cutícula mais evidente na face abaxial (A7, A8). Essas variações podem refletir diferenças no valor nutritivo das populações e serem exploradas nos trabalhos de melhoramento genético da cevadilha vacariana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY