Morfofisiologia da rebrota de Baccharis trimera (Less) DC., Asteraceae: Subsídios para seu controle em pastagens naturais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n3p31Resumo
O trabalho foi conduzido em área de pastagem natural do Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar a rebrota da carqueja (Baccharis trimera) a cortes em diferentes alturas (7 e 15cm) e estádios fenológicos (V=vegetativo; início da primavera; FF=fi nal do florescimento; final do verão) e determinar histologicamente a natureza do sistema subterrâneo horizontal da espécie. Os cortes foram em 26/09/02 (V) e 14/03/03 (FF) e a avaliação da rebrota foi realizada aos 1.525 graus-dia (V), em 12/12/02, e aos 1.749 graus-dia (FF), em 26/06/03, mediante a colheita da parte aérea. Houve menor produção de matéria seca (MS) nas plantas cortadas no estádio-V, independente da altura de corte (22,9g MS/planta). No corte do estádio-FF houve efeito significativo da altura de corte: a 7cm obteve-se 21,7g MS/planta e a 15cm, 75,6g MS/planta. Concluiu-se que é melhor cortar a carqueja no estádio vegetativo (primavera) a 15 cm, o que minimizaria os danos às plantas forrageiras desejáveis. A roçada realizada no final do verão, em plantas florescidas, deve ser a menor altura (7cm), a fim de reduzir o crescimento das hastes basilares. O sistema subterrâneo horizontal da carqueja é formado por raízes gemíferas, capazes de gerar novas plantas a partir da ativação de gemas dormentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY