Disposição e morfologia externa dos pêlos de uma lontra fêmea da espécie Lutra longicaudis (Olfers, 1818) (Carnivora, Mustelidae).

Autores

  • Maria de Fátima de Souza Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Antônio Chaves de Assis Neto Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Dracena
  • Maria Angelica Miglino Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Luciana Relly Bertolini Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Carlos Eduardo Ambrósio Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Arani Nanci Bonfim Mariana Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Resumo

Estudaram-se os pêlos de um espécime de lontra (Lutra longicaudis) observando-se os seguintes parâmetros: tamanho, forma, número, camadas e distribuição dos pêlos na pele, e os aspectos microscópicos da cutícula, córtex e medula do pêlo. Para tanto, retirou-se 1mm2 de pele, com os respectivos pêlos, em 44 pontos, determinados de maneira sistemática, da superfície corpórea. Os pêlos foram contados e, os quais foram medidos sob microscópio estereoscópico e analisados morfologicamente. Os resultados foram registrados através de histogramas, os quais foram comparados com descrições realizadas em outras espécies. Os pêlos de cobertura atingem a altura máxima de 18mm e mínima de 3,5mm, enquanto, os lanosos apresentam altura máxima de 11mm e mínima de 1,5mm. As escamas da cutícula do pêlo de cobertura modificam-se ao longo da haste, de acordo com seu calibre, forma, número e arquitetura. O córtex é espesso na porção onde o pêlo de cobertura toma forma de fuso achatado. O pêlo lanoso é constituído praticamente apenas pelo córtex. Concluiu-se que a lontra possui uma pelagem complexa, diferente de outros mamíferos e que isto se deve principalmente aos seus hábitos semi-aquáticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Souza, Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico de Natal-STEN. Cursou especialização em Botânica e em Parasitologia, ambas na UFRN. É Mestre em Psicobiologia, pela UFRN. E Doutora em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto em Parasitologia na UFRN.

Mais informações no Currículo Lattes.

Antônio Chaves de Assis Neto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Dracena

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela University of California/Department Reproduction and Heath Population - UCDavis - EUA. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Membro da Comissão do Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos da FMVZ/USP e revisor das revistas científicas Reproduction Domestics Animal, PVB e Ciência Rural e parecerista ad hoc FAPESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Angelica Miglino, Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é Professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luciana Relly Bertolini, Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Possui Graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Genetica pela University of California (UC Davis), em Davis, California, EUA. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Atualmente atua como professora e pesquisadora na Universidade de Fortaleza.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Eduardo Ambrósio, Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Possui Graduação pela Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação de Ensino Octávio Bastos - São João da Boa Vista, SP, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP. Pós-doutorado junto ao Centro de Estudos do Genoma Humano Instituto de Biociências da USP entre abril/2005 a abril/2007. Atualmente é professor livre docente, do novo curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Arani Nanci Bonfim Mariana, Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é presidente da comissão de ética do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos