Análise biométrica do intestino do carcará (Polyborus plancus, Miller 1777).

Autores

  • Vanessa Sobue Franzo Depto. Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV)
  • Silvana Martinez Baraldi Artoni Depto. Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV)
  • Valcinir Aloísio Scalla Vulcani Depto. Clínica e Cirurgia Veterinária, UNESP, FCAV
  • Alex Sagula UNIARA – Campus Araraquara
  • Carime Moraes UNIARA – Campus Araraquara

Resumo

Foram estudados os parâmetros biométricos do intestino de oito carcarás (Polyborus plancus, Miller 1777), sendo quatro machos e quatro fêmeas de pesos corpóreos e faixas etárias diferentes. As aves foram eutanasiadas, evisceradas, dissecadas e, a seguir os intestinos delgado e grosso foram estendidos em uma superfície plana, medidos com o auxílio de uma fita métrica em escala milimétrica e pesados em balança eletrônica de precisão e a análise estatística utilizada foi o teste de Student com o nível de significância p=0,05. Observou-se nos resultados que o carcará possui duodeno e íleo mais compridos do que a galinha. Conclui-se que o intestino delgado do carcará Polyborus plancus é relativamente extenso, principalmente o duodeno que possui o comprimento semelhante ao do ganso, além disso, essa ave possui cecos vestigiais, o que difere da galinha doméstica.

Biografia do Autor

Vanessa Sobue Franzo, Depto. Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV)

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária (Patologia Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - FCAV). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso.

Mais informações no Currículo Lattes.

Silvana Martinez Baraldi Artoni, Depto. Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV)

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Valcinir Aloísio Scalla Vulcani, Depto. Clínica e Cirurgia Veterinária, UNESP, FCAV

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo, Doutorado e Pos-doutorado em Cirurgia Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP. Professor adjunto da Universidade Federal de Goias, Campus Jatai.

Mais informações no Currículo Lattes.

Alex Sagula, UNIARA – Campus Araraquara

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara, UNIARA. Especialista em Gestão Ambiental pela Organização Educacional Barão de Mauá, OEBM. Mestrado em andamento em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carime Moraes, UNIARA – Campus Araraquara

Possui Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara e Mestrado em Microbiologia Agropecuária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos