Diversidade de artefatos da pesca artesanal marinha do Espírito Santo.
Resumo
Durante o no ano de 2002 um levantamento da atividade de pesca foi conduzido nos 36 portos de pesca distribuídos ao longo das 10 Zonas Pesqueiras do litoral do Espírito Santo, sudeste do Brasil. O presente estudo procurou descrever as modalidades de pesca praticadas ao longo de todo o litoral associando suas espéciesalvo e portos onde são empregadas. As artes de pesca registradas podem ser incluídas nas divisões das redes e das linhas. Dentro da divisão das redes foram registrados os seguintes agrupamentos: (i) arrastos; (ii) arrastos rebocados e; (iii) espera. em relação a divisão das linhas, os agrupamentos registrados foram: (i) espinhéis e (ii) linhas-de-mão. A divisão das redes apresentou o maior número de modalidades de pesca, dentre as quais se destaca a rede mexicano double rig como a única que está associada à pesca industrial. A grande variedade de artefatos pode ser atribuída a diversidade de espécies-alvo encontrada na região, assim como a instabilidade da atividade, levando o pescador a alternância de modalidades de pesca.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Ricardo de Freitas Netto, Ana Paula Madeira Di Beneditto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY