O caranguejo-de-água-doce, Trichodactylus fluviatilis (Latreille, 1828) (Crustacea, Decapoda, Trichodactylidae), na concepção dos moradores do povoado de Pedra Branca, Bahia, Brasil.

Autores

  • Eraldo Medeiros Costa Neto Departamento de Ciências Biológicas,Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Os caranguejos dulcícolas são elementos importantes da biota aquática de riachos, rios, lagos e açudes, tanto pelo aspecto ecológico quanto pelo econômico. Considerando que Trichodactylus fluviatilis (Latreille, 1828) é importante como fonte de alimento para as populações humanas que habitam próximas aos locais de sua ocorrência, este artigo registra, pela primeira vez, um estudo etnocarcinológico realizado com moradores do povoado de Pedra Branca, Estado da Bahia. Os dados foram obtidos de fevereiro a junho de 2005 mediante entrevistas abertas e semi-estruturadas, recorrendo-se às técnicas usuais de registro etnográfico. Foram entrevistados 16 mulheres e 11 homens, cujas idades variaram de 25 a 86 anos. Os resultados revelam que o conhecimento etnocarcinológico dos moradores de Pedra Branca com relação a T. fluviatilis é relativamente coerente com o conhecimento acadêmico. Sugere-se o seguimento de estudos etnozoológicos que enfatizem a importância cultural dos crustáceos dulcícolas, pois representariam uma importante contribuição à questão da conservação da biodiversidade nos ambientes em que são encontrados.

Biografia do Autor

Eraldo Medeiros Costa Neto, Departamento de Ciências Biológicas,Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Graduação pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado na UNAM pelo Instituito de Biología. Professor Adjunto B lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos