Hábito alimentar do peixe-espada adulto, Trichiurus lepturus, na costa norte do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n2p83Resumo
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o hábito alimentar do peixe-espada adulto, Trichiurus lepturus, no norte do Rio de Janeiro através da avaliação de conteúdos estomacais. A amostragem incluiu 350 espécimes, com comprimento total entre 100 e 163cm, coletados entre 2004 e 2006. Para cada espécie de presa calcularam-se as freqüências de ocorrência, numérica e de biomassa, porte (comprimento e peso) e Índice de Importância Relativa (IIR) na dieta. O comportamento alimentar de canibalismo foi registrado. De acordo com o IIR, os itens preferenciais foram os peixes T. lepturus, Pellona harroweri, Chirocentrodon bleekerianus, Lycen-graulis grossidens, Peprilus paru, Chloroscombrus chrysurus, Odontognathus mucronatus, Stellifer brasiliensis e Isophisthus parvipinnis, além do crustáceo Pleoticus muelleri. Os cefalópodes Loligo plei e L. sanpaulensis ocorreram ocasionalmente nos conteúdos estomacais analisados. Na costa norte do Rio de Janeiro, T. lepturus apresenta dieta composta por organismos neríticos de hábitos pelágicos e/ou demersais associados a áreas costeiras e estuarinas, sendo peixes e crustáceos os itens mais representativos na dieta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY