Análise faunística e flutuação populacional de cigarrinhas (Hemiptera, Cicadellidae) em pomar cítrico no município de Chapecó, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p53Resumo
Visando caracterizar os ecossistemas de pomares cítricos da Região Oeste de Santa Catarina em relação às espécies de Cicadellidae, desenvolveu-se uma análise faunística em Chapecó. Para a caracterização do município foram medidos os índices de abundância, constância, dominância e freqüência das moscas das frutas. O levantamento foi feito utilizando-se armadilhas do tipo bandejas amarelas. Dilobopterus costalimai, Acrogonia citrina e Scopogonalia subolivacea foram as espécies mais abundantes, constantes, freqüentes e dominantes, podendo ser consideradas como predominantes. Dilobopterus costalimai apresentou dois picos populacionais, um em agosto e outro em dezembro e janeiro. Acrogonia citrina apresentou dois picos populacionais, um em agosto e outro em janeiro e fevereiro e Scopogonalia subolivacea apresentou um único pico populacional do mês de dezembro e janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY