Herpetofauna em um fragmento de Floresta Atlântica no Estado da Paraíba, Região Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p75Resumo
A herpetofauna de um fragmento urbano de Floresta Atlântica foi estudada quanto à riqueza de espéciese à utilização do habitat. A coleta de espécimes foi realizada através de procura visual limitada por tempo e armadilhas de interceptação e queda. Foram registradas quatorze espécies de anfíbios anuros pertencentes às famílias Bufonidae, Brachycephalidae, Hylidae, Leptodactylidae, Leiuperidae, Microhylidae e Ranidae. Os répteis foram representados por 37 espécies, distribuídas nas famílias Gekkonidae, Gymnophthalmidae, Polychrotidae, Scincidae, Teiidae, Tropiduridae, Amphisbaenidae, Boidae, Colubridae, Elapidae, Typhlopidae, Chelidae, Testudinidae e Alligatoridae. A maioria das espécies registradas possui uma ampla distribuição geográfica, sendo que algumas delas têm distribuição restrita à Floresta Atlântica. A riqueza de espécies da herpetofauna da Mata do Buraquinho, relativamente alta para um fragmento urbano de Floresta Atlântica, e os impactos antrópicos observados ressaltam a necessidade urgente de implementação de medidas conservacionistas que visem garantir a viabilidade de suas populações de anfíbios e répteis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY