Lagoa da Conceição: uma revisão da disponibilidade de dados ecológicos visando o direcionamento de novas pesquisas no ecossistema
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p139Resumo
A Lagoa da Conceição é um dos principais focos turísticos da Ilha de Santa Catarina, sendo conseqüente alvo de modificações de origem antrópica. Pesquisas têm caracterizado e avaliado a gravidade de seus principais contaminantes. Neste trabalho foi feita uma revisão da disponibilidade de dados relacionada à ecologia da Lagoa, visando direcionar novas pesquisas e estudos complementares para compreensão da dinâmica do ambiente e para seu uso sustentável. A Lagoa recebe influencia de esgotos domésticos, metais pesados e ocupação desordenada. A influência das águas marinhas é mais observada nas regiões próximas ao canal da Barra, que leva a diminuição das concentrações de alguns nutrientes e alterações das comunidades. Averiguou-se a falta de dados contínuos e de longa duração sobre a dinâmica das comunidades aquáticas, produtividade do ambiente, ciclos do nitrogênio e fósforo e das concentrações de clorofila. O padrão de circulação da Lagoa, assim como a influência do Canal da Barra, são informações importantes para compreensão do funcionamento do ecossistema. Nota-se extrema necessidade de um programa de monitoramento periódico e contínuo de dados físicos, químicos e biológicos para avaliar as alterações no ambiente. Estas informações serão muito importantes para futuras propostas de educação ambiental, recuperação e para a preservação da Lagoa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY