Tachinobia sp. (Hymenoptera: Eulophidae) como parasitóide de dípteros coletados em Itumbiara, Goiás e Tupaciguara, Minas Gerais
Resumo
Este trabalho relata a ocorrência do parasitóide Tachinobia sp. (Hymnoptera: Eulophidae) parasitando pupas de moscas (Diptera) em Itumbiara, Goiás e Tupaciguara, Minas Gerais. As pupas foram obtidas pelo método de flu- tuação. Elas foram individualizadas em cápsulas de gelatina até a emer- gência das moscas ou dos seus parasitóides. De fevereiro de 2003 a setem bro de 2004, 50 parasitóides foram coletados em iscas de fezes humanas em Itumbiara, Goiás e quatro em iscas de fígado bovino em Tupaciguara, Minas Gerais. A porcentagem de parasitismo em Ophyra aenescens (Wiede mann) (Diptera: Muscidae) e Oxysarcodexia thornax (Walker) (Diptera: Sarcophagidae) em fezes humanas foi de 2,2% e 0,8%, respectivamente, e em Megaselia scalaris (Loew) (Diptera: Phoridae) em fígado bovino foi de 0,1%. A porcentagem total de parasitismo foi de 0,3%Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Carlos H. Marchiori

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY