Associações entre as espécies de pteridófitas em dois fragmentos de Floresta Atlântica do Nordeste brasileiro

Autores

  • Marcio Roberto Pietrobom Coordenação de Botânica, Museu Paraense Emílio Goeldi-MCT, Campus de Pesquisa Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme – CEP 66017-970 – Belém (PA)
  • Iva Carneiro Leão Barros Coordenação de Botânica, Museu Paraense Emílio Goeldi-MCT, Campus de Pesquisa Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme – CEP 66017-970 – Belém (PA)

Resumo

O presente estudo tem por objetivos evidenciar os níveis de similaridade e as associações entre as espécies de pteridófitas em dois fragmentos florestais, considerando os tipos de substratos, os ambientes de ocor- rência e as formas de vida. O estudo foi desenvolvido em dois  frag- mentos de Floresta Atlântica Nordestina (fragmento Água Azul, município de Timbaúba, Pernambuco e fragmento Maria Maior, município de São José da Laje, Alagoas). Para a análise de agrupamento foi utilizado o índice de simila- ridade de Jaccard. Para a análise numérica foi utilizada uma lista com 112 espécies referentes ao inventário das áreas. A similaridade florística entre os fragmentos foi elevada (J=43,75%), principalmente pelas semelhanças entre as formações vegetacionais, relacionadas pela proximidade geográfica e pelas características micro-climáticas. Foi possível estabelecer cinco grupos para o fragmento Água Azul e seis para o fragmento Maria Maior. Em geral, os aspectos ecológicos que determinaram os agrupamentos das espécies foram os ambientes de ocorrência e o substrato terrícola, que são predominantes nos dois fragmentos.

Biografia do Autor

Marcio Roberto Pietrobom, Coordenação de Botânica, Museu Paraense Emílio Goeldi-MCT, Campus de Pesquisa Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme – CEP 66017-970 – Belém (PA)

Marcio Roberto Pietrobom da Silva  Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1996), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor adjunto I e pesquisador da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança lecionando as disciplinas "Diversidade Vegetal I "e "Introdução a biologia das pteridófitas" para os cursos de Ciências Naturais e Biologia. Possui experiência na área de Botânica, com ênfase em florística e taxonomia de licófitas e monilófitas, atuando nos seguintes temas: florística e taxonomia das licófitas e monilófitas na Região Amazônica, nos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Rondônia e Tocantins. Orienta no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal Rural da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi. Certificado pelo autor em 05/07/11

Iva Carneiro Leão Barros, Coordenação de Botânica, Museu Paraense Emílio Goeldi-MCT, Campus de Pesquisa Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme – CEP 66017-970 – Belém (PA)

Iva Carneiro Leao Barros  Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História Natural pela Faculdade de Filosofia do Recife (1969), Aperfeiçoamento em Botânica Aplicada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em 1974, Especialização em Biossistemática Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco em 1975, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980) e Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco. É professora credenciada do Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal e do Programa de Pòs-Graduação em Geografia da UFPE. Foi professora Colaboradora da Universidade Federal Rural de Pernambuco de 1990 a julho de 2009. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Florística,Taxonomia, Ecologia Vegetal e Fitogeografia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2). Publicou 65 artigos em periódicos especializados, 45 nacionais e 21 internacionais. Possui 16 capítulos de livros e 2 livros publicados. Orientou 10 trabalhos de Especialização, 23 Dissertações de Mestrado, 5 Teses de Doutorado, 31 trabalhos de Iniciação Científica, 28 trabalhos de conclusão de Curso. Recebeu o Prêmio "Cientista de Destaque" - ano de 2008, pela Editora Abril com solenidades no terraço da Editora Abril e na Sala São Paulo - Sp. Entre os anos de 1990 e 2010 participou de 15 projetos de pesquisa, coordenando como responsável técnica 12 destes. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE. Como contribuição à ciência brasileira e mundial, deixa o conhecimento da flora de Samambaias e Licófitas ocorrentes no estado de Pernambuco e na região Nordeste brasileira, com estudos desenvolvidos sobre a composição, riqueza, diversidade, abundância, densidade, fenologia, efeito de borda, fragmentação, flora pteridofítica epífita, zonação altitudinal, extinção de espécies, importância dos fatores abióticos na vida das Samambaias e Licófitas ocorrentes na Floresta Atlântica Nordestina. Certificado pelo autor em 29/08/11

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos