Aspectos biométricos corporais e do intestino delgado da capivara Hydrochoerus hydrochaeris Linnaeus, 1766 (Mammalia, Rodentia, Hydrochaeridae)

Autores

  • Sirlene Souza Rodrigues Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)
  • Cláudio César Fonseca Cláudio César Fonseca Cláudio César Fonseca Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)
  • Tarcízio Antônio Rego de Paula Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)
  • Juliano Vogas Peixoto Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)

Resumo

Foram analisados aspectos biométricos corporais e do intestino delgado da capivara Hydrochoerus hydrochaeris, espécie silvestre que tem despertado interesse econômico na produção de carne e couro. Dados como idade, peso e comprimento corporal, perímetro e altura torácicos foram analisados. Foram encontradas correlações significativas entre a idade e os comprimentos corporais CR e SR ("crown-rump” e “snout-rump”), e entre o peso corporal e os parâmetros comprimento corporal, perímetro torácico e altura torácica, de modo que a idade e o peso corporal poderiam ser estimados a partir de dados biométricos mais aces  síveis, relativos à mensuração corporal. A maioria das correlações foi mais  significativa nos animais machos, em especial, as correlações entre  o peso corporal e os parâmetros comprimento CR, perímetro torácico e altura torácica, assim como a correlação entre comprimento CR e os parâ    metros altura torácica e perímetro torácico, sugerindo a existência de  um possível dimorfismo sexual. Em relação ao intestino delgado foram medi-  dos o comprimento e a capacidade volumétrica totais e dos seus  seg- mentos individuais. A capivara possui intestino delgado relativame-  nte  longo, cerca de cinco vezes maior que o comprimento corporal, e com  capacidade volumétrica relativamente alta, representando 6,7% do peso  corporal.

Biografia do Autor

Sirlene Souza Rodrigues, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)

Sirlene Souza Rodrigues Sartori  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2003), mestrado em Medicina Veterinária (2005) e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural (2009) também pela UFV. Foi professora substituta nessa mesma instituição, lecionando as disciplinas Fisiologia Humana, Fisiologia Básica, Fisiologia do Movimento e Elementos de Fisiologia Humana. Atualmente é professora efetiva do Setor de Anatomia e Fisiologia, do Departamento de Biologia Animal da UFV. Tem experiência na área de Morfofisiologia, com ênfase em Histologia e Histoquímica do Tubo Digestivo de Vertebrados. Certificado pelo autor em 08/08/11

Cláudio César Fonseca Cláudio César Fonseca Cláudio César Fonseca, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)

Cláudio César Fonseca  Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Morfologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Biologia Celular pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Histologia Veterinária e Anatomia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: gambá, capivara, muçuã, linfonodos de cães com leishmaniose, células enteroendócrinas, tubo digestivo, Didelphis albiventris, Didelphis aurita, Hydrochoerus hydrochaeris, Kinosternon scorpioides, histologia, morfometria, imunohistoquímica, ultraestrutura. Certificado pelo autor em 12/09/11

Tarcízio Antônio Rego de Paula, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)

Tarcízio Antônio Rêgo de Paula  Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa. Ministra na graduação aulas nas disciplinas de Anatomia Veterinária, é responsável pelo Centro de triagem de animais silvestres e criações de animais silvestres da UFV. Principal linha de pesquisa é em reprodução de animais silvestres e domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: espermatogênese, crioproservação de gametas e embriões em carnívoros selvagens e domésticos. Certificado pelo autor em 14/09/11

Juliano Vogas Peixoto, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa – MG CEP 36571-000 – Viçosa (MG)

Juliano Vogas Peixoto  Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atuou como Médico Veterinário no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Silvestres e Medicina Veterinária de Animais Silvestres. É professor adjunto das disciplinas Anatomia Veterinária I, Anatomia Veterinária II e Anatomia Animal no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Certificado pelo autor em 03/08/11

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos