Uso de Implante Visual Fluorescente de Elastômero (VIFE) na marcação de pequenos peixes de água doce tropicais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p311Resumo
Algumas técnicas de marcação de peixes são utilizadas para diagnosticar aspectos da dinâmica populacional das espécies, não podendo interferir no comportamento, crescimento e reprodução da população envolvida. O presente estudo visa reportar a utilização do VIFE (Visible Implant Fluorescent Elastomer) na marcação de duas espécies de peixes de pequeno porte em ambiente controlado. O objetivo foi investigar se a mortalidade, a fragmentação e retenção da marca são indicadores da eficiência do implante. Foram marcados 60 peixes, 30 indivíduos do caracídeo Bryconamericus iheringii e 30 indivíduos do loricarídeo Rineloricaria malabarbai. Após 70 dias de experimento, os indivíduos de ambas as espécies não apresentaram crescimento e a taxa de retenção e mortalidade foi baixa. Existiu um grande numero de fragmentações devido à posição onde as marcas foram inseridas no corpo dos peixes. Após 90 dias de experimento todos os peixes morreram devido à contaminação da água. Os resultados de baixa mortalidade e retenção determinam que o uso de VIFE é recomendado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY