Anatomia da cavidade bucofaringeana de Salminus brasiliensis (Cuvier, 1817) (Pisces, Characidae, Salmininae)
Resumo
A cavidade bucofaringeana de Salminus brasiliensis (dourado), espécie ictiófaga de água doce, é anatomicamente adaptada à predação. A fenda oral ampla, o alargamento caudal da cavidade oral e a reduzida espes- sura do aparelho dentário faringeano favorecem a tomada e a ingestão de presas de maior porte. Em função do tipo das dentições oral e faringeana, não há preparação pré-digestiva do alimento. Esses dentes, pontiagudos e encurvados, juntamente com a língua, relativamente móvel, previnem o escape da presa da cavidade bucofaringeana. O trânsito do alimento é facilitado pela ausência de relevos pronunciados na mucosa desta cavidade e pela disposição dos dentes orais e faringeanos. Lábios lisos e delgados, dentição oral desenvolvida, língua relativamente móvel, mucosa sem relevos, faringe com dentículos dispostos em áreas e placas dentígeras, e rastros branquiais curtos e pontiagudos são adap tações anatômicas compartilhadas entre S. brasiliensis e outras espécies Characiformes também ictiófagas, como Salminus maxillosus, Salminus hilarii, Hoplias malabaricus, Hoplias lacerdae, Acestrorhynchus lacustris e Acestrorhynchus britskii. Diferentemente das espécies mencionadas, exceto os outros Salmininae, S. brasiliensis possui dentes orais de um único tipo, presentes somente nas maxilas e distribuídos em duas séries.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Sirlene Souza Rodrigues, Eliane Menin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY