Seleção de áreas para criação de Unidades de Conservação na Floresta Ombrófila Mista

Autores

  • João de Deus Medeiros Departamento de Botânica, CCB-UFSC
  • Maurício Savi Núcleo Assessor de Planejamento da Mata Atlântica, MMA. Esplanada dos Ministérios
  • Bernardo Ferreira Alves de Brito Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

Resumo

A Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), floresta típica da região sul do Brasil, apresentava uma área de distribuição original situada entre 200.000 a 250.000 km². Abrigando componentes arbóreos de elevado valor comercial, como a Araucaria angustifolia (pinheiro) e a Ocotea porosa (imbuia), esta floresta foi alvo de intenso processo de exploração predatório. Atualmente os remanescentes florestais não perfazem mais do que 1% da área original, e suas espécies arbóreas estão relacionadas na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Em 2002, o MMA editou as portarias no 507 e 508, estabelecendo áreas prioritárias para criação de unidades de conservação na FOM. As portarias sofreram alterações com a edição das Portarias do MMA, no 176 e 178, dando-se início aos trabalhos efetivos nas áreas estabelecidas. A Força-Tarefa das Araucárias foi constituída com a participação de técnicos do MMA, IBAMA, IAP, FATMA, UFSC e Entidades Ambientalistas. A Metodologia adotada incluiu estratégias de envolvimento dos atores locais, prefeituras municipais e proprietários de terra. O trabalho teve como objetivo levantar dados para o estabelecimento das áreas de maior relevância para a conservação biológica no bioma Mata Atlântica. Foram identificados e analisados quatro fragmentos, indicando-se aquele de maior relevância para a conservação biológica.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Departamento de Botânica, CCB-UFSC

Possui Graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maurício Savi, Núcleo Assessor de Planejamento da Mata Atlântica, MMA. Esplanada dos Ministérios

Doutorando em Engenharia Florestal (UFPR), Mestre em Conservação da Natureza (UFPR), Graduado em Ciências Biológicas pela PUCPR, possui Especializações em Administração e Manejo de Unidades de Conservação (UEMG) e Manejo de Áreas Protegidas e Vida Silvestre (Colorado State University /USA).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos