Registros de mamíferos não voadores em estudos de avaliação ambiental no sul do Brasil
Resumo
Estudos para avaliação de impactos ambientais tornaramse uma necessidade e uma exigência por parte dos órgãos ambientais em virtude da grande alteração dos ambientes nativos promovida pelo homem. Ainda que muitos desses estudos sejam de curta duração, a divulgação dos dados obtidos é de grande interesse para o aumento do conhecimento sobre um determinado grupo biótico. Assim, este trabalho apresenta os resultados dos levantamentos de mamíferos não voadores em sete estudos ambientais realizados no sul do Brasil. As seguintes metodologias foram empregadas: (1) entrevistas com moradores locais; (2) registro visual; (3) identificação de vestígios; e (4) captura com armadilhas do tipo live traps. No total, foram registradas 46 espécies de mamíferos (5 marsupiais, 4 xenartros, 2 primatas, 13 carnívoros, 2 artiodáctilos, 2 lagomorfos e 18 roedores). Nessas áreas, algumas espécies, como a onça (Panthera onca), a ariranha (Pteronura brasiliensis), a anta (Tapirus terrestris) e o queixada (Tayassu pecari), estão possivelmente extintas ou severamente ameaçadas. São discutidos os registros obtidos e a possibilidade de ocorrência de outras espécies.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Jorge J. Cherem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY