Araneofauna de serapilheira de duas áreas de uma mata de restinga no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Everton Nei Lopes Rodrigues PPG – Biologia Animal – Departamento de Zoologia – Instituto de Biociências – UFRGS

Resumo

Foi realizado um inventário da araneofauna de solo numa mata de restinga no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil. As coletas foram realizadas na mata de restinga arenosa e no ecótono, mensalmente, sobre transectos de 30 metros, um em cada local. O material foi coletado com quadrados de 30x30 cm, quatro em cada transecto e oito por coleta, recolhendo toda a serapilheira inclusa nestes quadrados. Nas 12 coletas, a quantidade de folhiço seco foi de 11,88 Kg. Num total de 96 quadrados obteve-se uma média anual de 130,1 aranhas/m2. Foram coletados 1124 indivíduos, dos quais 336 adultos e 788 imaturos, distribuídos em 26 famílias com maior representatividade de Oonopidae (19,57%), Lycosidae (18,06%), Theridiidae (17,08%) e Salticidae (10,68%). Determinou-se 44 morfoespécies, as mais abundantes foram: Euryopis sp. (13,26%) e Guaraniella sp. (12,8%). O mês com maior número de indivíduos coletados foi fevereiro/2001 (170 aranhas) e com menos julho/2001 (37 espécimes). Entre os transectos, foi encontrada uma maior quantidade de aranhas na mata de restinga arenosa (629 aranhas), comparado ao ecótono (495 indivíduos). O índice de riqueza de espécies ficou em 7,39 e o estimado da riqueza de espécies em 53,87 morfoespécies.

Biografia do Autor

Everton Nei Lopes Rodrigues, PPG – Biologia Animal – Departamento de Zoologia – Instituto de Biociências – UFRGS

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Biologia Animal na UFRGS, Atualmente faz Pós-Doutorado com taxonomia de aranhas da família Linyphiidae no Instituto Butantan, São Paulo. Continua pesquisando taxonomia de aranhas e determinando aranhas de inúmeros projetos de graduação, mestrado e doutorado e como Editor de área (Invertebrados) da revista Iheringia, Série Zoologia. Também trabalha como consultor e revisor para revistas científicas do Brasil e Exterior.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos