Utilização medicinal de insetos no povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Bahia, Brasil
Resumo
Este artigo trata do uso de insetos como recursos medicinais por moradores do povoado de Pedra Branca, localizado no interior do estado da Bahia, nordeste do Brasil. O estudo foi feito no período de fevereiro a maio de 2001, realizando-se entrevistas abertas com 52 informantes de ambos os sexos e com idades acima dos 30 anos. O valor de cada recurso entomoterapéutico foi estimado através da importância relativa (IR), uma medida de versatilidade. Um total de 27 tipos de insetos foi registrado como medicinalmente utilizáveis no tratamento de doenças e sintomas localmente diagnosticáveis. A ordem Hymenoptera prevaleceu com 12 tipos representados. O registro da utilização medicinal de insetos nesta localidade fornece uma contribuição relevante ao fenômeno da zooterapia. Sugere-se a realização tanto de estudos bioquímicos quanto farmacológicos para promover o desenvolvimento de novas drogas para melhorar a saúde humana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Eraldo Medeiros Costa Neto, Josué Marques Pacheco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY