Mamíferos não-voadores em áreas com predomínio de Mata Atlântica da Samarco Mineração S.A., município de Anchieta, Espírito Santo

Autores

  • Marcelo Passamani ESFA. E Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
  • Dalmaschio Jenilson Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Animal) CCHN – UFES
  • Sandrelly Amigo Lopes Samarco Mineração S.A.

Resumo

Apesar de a Mata Atlântica ter uma alta diversidade de espécies com muitas espécies endêmicas, no estado do Espírito Santo a fauna de mamíferos é ainda muito pouco conhecida. Este artigo teve como objetivo apresentar um inventário preliminar dos mamíferos não-voadores em remanescentes de Mata Atlântica de propriedade da Samarco Mineração S.A., município de Anchieta, Espírito Santo. Os mamíferos foram capturados em diferentes áreas (vegetação secundária, exótica e alagado) usando armadilhas colocadas no chão e fixadas em galhos e plataformas suspensas, ou confirmados através de evidências diretas e indiretas durante censos diurnos e noturnos. Um total de 20 espécies foi registrado na região de estudo, sendo a ordem Didelphimorphia a de maior riqueza de espécies. Apesar de este número ser relativamente alto, várias espécies de grande porte parecem já terem sido extintas nas áreas, especialmente àquelas que requerem grandes áreas. A conservação de áreas com vegetação nativa pode estar permitindo o restabelecimento da fauna nas áreas da empresa.

Biografia do Autor

Marcelo Passamani, ESFA. E Museu de Biologia Prof. Mello Leitão

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos