Ocorrência de zoocoria em florestas-de-galeria no Complexo do Cerrado, Brasil

Autores

  • José Carlos Motta-Junior Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências - USP
  • Julio Antonio Lombardi Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas - UFMG

Resumo

As plantas arbustivas e arbóreas que produzem frutos consumidos principalmente por aves e mamíferos são dominantes em 14 florestas-de-galeria do Brasil Central e Centro-austral, dentro do Complexo do Cerrado. A zoocoria foi o principal modo de dispersão encontrado nestas matas, variando de 62, 6% a 89,4% em termos de número total de espécies, e de 58,1% a 94,1% do total de indivíduos amostrados em cada mata. Dentre as plantas zoocóricas, o modo de dispersão predominante foi a endozoocoria. Sugere-se que estes dados sejam avaliados para projetos de regeneração de florestas-de-galeria, de modo que a fauna também deveria ser considerada parte fundamental para a dinâmica de dispersão de sementes e a manutenção da biodiversidade nestes ambientes.

Biografia do Autor

José Carlos Motta-Junior, Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências - USP

Possui Bacharelado em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de São Carlos, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1996).

Mais informações no Currículo Lattes.

Julio Antonio Lombardi, Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas - UFMG

Concluiu o Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, obteve Livre Docência pela Universidade Estadual Paulista em 2008. Atualmente é Professor Adjunto na UNESP- Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos