Morfometria dos túbulos seminíferos e ductos epididimários de cães e gatos provenientes de cirurgia de castração

Autores

  • Patrícia Hoshino Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP
  • Laura Satiko Okada Nakaghi Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP
  • Maria Rita Pacheco Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP
  • Jeffrey Frederico Lui Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP
  • Euclides Braga Malheiros Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a avaliação morfométrica e comparativa de testículos e epidídimos entre as espécies canina e felina em diferentes idades provenientes de cirurgias de castração, processados histologicamente e incluídos em parafina. As lâminas coradas em HE foram analisadas morfometricamente em Microscópio acoplado ao sistema analisador de imagem da Kontron Elektronik - Videoplan Zeiss. Foram medidas 30 secções transversais de túbulos seminíferos e ductos epididimários para cada testículo e epidídimo, respectivamente, e analisados os parâmetros de diâmetro máximo e mínimo, área e altura do epitélio. Os resultados mostraram que os animais adultos apresentam as maiores medicas, tanto nos túbulos seminíferos como nos ductos epididimários, onde sempre as medidas dos cães se mostraram maiores do que a dos gatos. A cinética da espermatogênese em túbulos seminíferos e ductos epididimários em cães ocorre em função de um processo fisiológico da maturação. Em gatos esta cinética espermatogênica também ocorre, porém somente a técnica de morfometria não mostrou ser um método indicado, devendo-se considerar também a avaliação morfológica.

Biografia do Autor

Laura Satiko Okada Nakaghi, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta(Livre Docente), na disciplina de Histologia para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas da FCAV/UNESP-Jaboticabal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Rita Pacheco, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor - ms3 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Jeffrey Frederico Lui, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor junto ao Departamento de Zootecnia da FCAV de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Euclides Braga Malheiros, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - FCAV/UNESP

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre em Ciências da Computação e Estatística (São Carlos) pela Universidade de São Paulo e Doutor em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo. É professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos