Descrição anatômica do esqueleto do cisne (Cygnus melanochoriphus)

Autores

  • Silvana Martinez Baraldi Artoni Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal
  • Francisca Neide Costa Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal
  • Maria Rita Pacheco Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal
  • Maíra Aparecida Stefanini Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal
  • Antonio Marcos Orsi Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal
  • Marcos Lania de Araújo Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Resumo

A técnica de maceração química, clarificação, montagem e descrição anatômica do esqueleto do cisne foi realizada. Observou-se um crânio com órbitas separadas entre si pelo septo interorbital e um bico desenvolvido. A coluna vertebral foi constituída por vértebras cervicais torácicas, lombares e sacrais as quais se encontram fundidas constituindo o sinsacro, e por vértebras caudais, sendo que as últimas formam o pigóstilo. Apresenta costelas vertebrais e esternais. O esterno é um osso extenso apresentando uma grande calha direcionada ventralmente. Na superfície dorsocranial do esterno há diversos forames. A cintura escapular é longa e plana, estendendo-se caudal e paralelamente à coluna vertebral. A escápula articula-se cranialmente com o coracóide e a clavícula e participa com o primeiro na formação da fossa glenóide. As clavículas são ossos delgados, ligados à extremidade cranial do esterno. O membro torácico é constituído pelo úmero, rádio, ulna, carpometacarpo, quatro dígitos e falanges. A cintura pélvica é estreita e alongada, constituída pelos ílios, ísquios e púbis os quais foram o acetabulo que se articula com a cabeça do fêmur. O membro pélvico é constituído pelo fêmur, tíbia, fíbula, tarsometatarso e quatro dígitos com suas unhas nas falanges distais.

Biografia do Autor

Silvana Martinez Baraldi Artoni, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Francisca Neide Costa, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é docente, Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Rita Pacheco, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor - ms3 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maíra Aparecida Stefanini, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências Biológicas (Anatomia) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Anatomia) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de São Carlos.

Mais informações no Currículo Lattes.

Antonio Marcos Orsi, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialização em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor Livre Docente da Universidade de Marília e Consultor da Anatomy Research International.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marcos Lania de Araújo, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências Biológicas (Anatomia) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Jaboticabal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos