Abdominal pigmentation polymorphism of Drosophila polymorpha (Dobzhansky and Pavan, 1943) collected on Ilha de Santa Catarina and neighboring islands

Autores

  • Marcela X. Machado Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC
  • Daniela C. de Toni Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC
  • Paulo R. P. Hofmann Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Resumo

O poliformismo de pigmentação abdominal de Drosophila polymorpha (Dobzhansky e Pavan, 1943) foi estudado durante as quatro estações do ano, no período de março de 1999 a março de 2000, em populações oriundas da Ilha de Santa Catarina (Morro da Lagoa da Conceição e Sertão do Peri) e em ilhas vizinhas (Ratones Pequeno, Ratones Grande, Arvoredo e Campeche), com o objetivo de estabelecer as possíveis relações existentes entre tal poliformismo e frutuações sazonais de temperatura. Os resultados apontam para uma elevação na frequência dos tipos com pigmentação abdominal mais escura em períodos frios, sugerindo uma ação da seleção natural envolvendo regulação térmica.

Biografia do Autor

Daniela C. de Toni, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da UFSC, ministra as disciplinas de Evolução, Citogenética, Genética Clássica e Genética Evolutiva para o curso de ciências Biológicas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo R. P. Hofmann, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos