Abundância, frequência e densidade relativa da malacofauna da praia de Arroio Teixeira, Rio Grande do Sul

Autores

  • Guacira Maria Gil Laboratório de Malacologia - PUCPR
  • José Willibaldo Thomé Laboratório de Malacologia - PUCPR

Resumo

Flutuações mensais na abundância, frequência e densidade relativa de quatro espécies de moluscos foram determinadas, durante 12 meses, na praia aresona exposta de Arroio Teixeira, RS. Donax hanleyanus Philippi, 1847, com densidade relativa anual de 64,21% e Mesodesma mactroides Deshayes, 1854, com 32, 95% atingiram 100% de frequência, sendo as espécies com maior densidade relativa anual. Olivancillaria vesica auricularia (Lamarck, 1810) representou 0,24% da totalidade dos indivíduos, com 91,67% de frequência e Buccinanops duartei Klappenbach, 1961, representou 2,60% com 83,33% de frequência.

Biografia do Autor

Guacira Maria Gil, Laboratório de Malacologia - PUCPR

Concluiu o Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Concluiu Doutorado em Zoologa pela mesma universidade.

Mais informações no Currículo Lattes.

José Willibaldo Thomé, Laboratório de Malacologia - PUCPR

Possui Graduação de Bacharel em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Graduação de Licenciado em História Natural pela PUCRS e Doutorado em História Natural e Livre-Docência em Zoologia pela PUCRS. Bolsista pesquisador do CNPq, do CAPES, da Alexander von Humboldt-Stiftung, Alemanha, do Deutscher Akademischer Austauschdients-DAAD, Alemanha.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos