Suprimento arterial dos intestinos do coelho da raça Nova Zelândia (Oryctolagus cuniculus)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p101Resumo
Estudaram-se a origem e a ramificação das artérias intestinais de coelhos da raça Nova Zelândia, mediante a injeção dos vasos arteriais com solução de látex e posterior dissecação de 20 espécimes adultos. A artéria mesentérica cranial origina-se da aorta abdominal e emite os seguintes vasos: ramos pancreáticos, artéria pancreaticoduodenal caudal; número variável de artérias jejunais; artéria ileocólica e ramos cólicos. A origem da artéria mesentérica caudal é próxima ao final da aorta abdominal e emite a artéria cólica esquerda que origina a artéria retal cranial e esta emite as artérias sigmóides.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY