“Peixe sabido, que enxerga de longe”: Conhecimento ictiológico tradicional na Chapada Diamantina, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n3p115Resumo
O conhecimento ictiológico tradicional de uma população de pescadores da Área de Proteção Ambiental (APA) de Marimbus-Iraquara (Bahia, Brasil) foi estudado neste trabalho. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas livres e semi-estruturadas, observações diretas, turnês guiadas e coletas de material zoológico. O conhecimento sobre compor-tamento de 21 espécies de peixes é apresentado. Os fenômenos etológicos percebidos e descritos pelos pescadores foram agrupados em 17 etnocategorias etológicas as quais se relacionam com: reprodução, comportamento de fuga, predação, comportamento social, ou ainda a respostas a estímulos artificiais. Os resultados revelam a existência de um amplo conhecimento ecológico tradicional sobre as espécies e os ecossistemas locais, particularmente no que se refere à ictiofauna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY