O manguezal na visão etnoecológica dos pescadores artesanais do Canal de Santa Cruz, Itapissuma, Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n4p147Resumo
A etnoecologia estuda o modo como as populações humanas interpretam conexões oriundas das interações entre a sociedade e a natureza. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a relação existente entre os pescadores artesanais de Itapissuma, Pernambuco e o complexo estuário-manguezal. Assim, um grupo de 54 pescadores do Canal de Santa Cruz foi entrevistado, tendo demonstrado um conhecimento acurado sobre a biodiversidade destes ecossistemas, as relações ecológicas que lá se processam e a importância destes recursos
naturais para a produção pesqueira. Tais conhecimentos evidenciados refletem uma bagagem cultural onde a arte da pesca é transmitida aos descendentes, através de observações e aprendizagem prática na comunidade tradicional em questão, cuja base econômica familiar advém desses recursos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY