Levantamento florístico das plantas daninhas em um parque público de Campina Grande, Paraíba, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n4p7Resumo
As plantas daninhas são caracterizadas pelo seu alto poder de disseminação, o que favorece o seu crescimento em lugares indesejáveis. O presente trabalho fornece uma lista das espécies de plantas daninhas encontradas no Parque da Criança na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, a partir de dados coletados entre julho e agosto de 2004. Um total de 67 espécies pertencentes a 18 famílias foi encontrado. Dessas, as famílias Poaceae, Asteraceae, Cyperaceae, Fabaceae, Amaranthaceae, Euphorbiaceae e Malvaceae foram as mais representativas, abrangendo 76% do total de espécies encontradas. Poaceae e Asteraceae, bastante representativas no parque estudado, estão entre as famílias com maior número de espécies de plantas daninhas no Brasil, compartilhando diversas características que favorecem o seu desenvolvimento. A partir dos dados apresentados no presente trabalho, o controle de ervas daninhas, realizado periodicamente na área de estudo, pode ser implementado com maior eficácia, visto que os processos de controle de plantas daninhas são freqüentemente específicos para cada espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY