Formigas de solo e de bromélias em uma área de Mata Atlântica, Ilha de Santa Catarina, sul do Brasil: Levantamento de espécies e novos registros
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n4p81Resumo
A mirmecofauna em uma área de Mata Atlântica da Ilha de Santa Catarina foi inventariada utilizando métodos diversos para formigas de solo e de bromélias. Foram feitas amostragens mensais entre março de 2002 e agosto de 2004, utilizando o extrator de Winkler, armadilhas de interceptação e queda, além de coleta de bromélias. Foram encontradas 124 espécies, divididas em nove subfamílias e 33 gêneros. Os gêneros com maior riqueza foram Pheidole, Solenopsis, Crematogaster, Acromyrmex e Camponotus. Encontrou-se mais espécies no solo que nas bromélias, com 8% do total ocorrendo nos dois hábitats. Foram obtidos 11 registros novos para o estado de Santa Catarina e 20 para a região da Grande Florianópolis. Tais resultados estão relacionados com o uso de metodologias novas para a região, e mostram que a fauna de formigas desta ainda precisa ser mais bem estudada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Félix Baumgarten Rosumek, Mônica Antunes Ulyssé, Benedito Cortês Lopes, Josefina Steiner, Anne Zillikens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY